CURSOS E SEMINÁRIOS

Curso Anticorrupção

Formato do curso

Este curso é ministrado presencialmente e online, com duração de 7 horas.

In Loco, levamos o curso até sua empresa, escola ou instituição, com duração de acordo com sua necessidade.

Datas e Horários

As datas e horários serão sempre disponibilizados por aqui.

Enquanto não há data certa deixe seu contato (clicando aqui) que entraremos em contato assim que as próximas datas forem definidas.

Este curso trabalhará o eixo da luta contra a corrupção, o impacto da corrupção sobre a democracia, a relação entre corrupção e injustiça. Trará para o debate a ideia de bem comum, a separação entre o público e o privado assim como os desafios da construção da República e da democracia. Concluirá com um levantamento sobre experiências possíveis, uma lista de leituras e sites que podem subsidiar práticas e novos debates. E possa orientar uma ação cidadã. Cabe assinalar, no entanto, que este material é especialmente compatível com conteúdos trabalhados nas disciplinas de História, Sociologia e Filosofia.

Possibilita, por meio de um exercício de estranhamento daquilo que nos parece habitual, o desenvolvimento de uma postura de investigação e curiosidade: a discussão sobre o que é cidadania, o significado dos direitos e a importância da Constituição Brasileira de 1988; a importância da participação política, o estudo dos movimentos sociais contemporâneos; a organização política do Estado Brasileiro, o sistema de governo, a organização dos poderes da República, as eleições e os partidos políticos.

O papel da sociedade civil e dos movimentos sociais na luta pela redemocratização e a emergência, no Brasil contemporâneo, de novos movimentos de defesa de direitos.

Discussões sobre as relações entre moral e política, os limites do público e do privado e os desafios éticos contemporâneos.

Não deixe passar a oportunidade, participe!