Mario covas

Frases

Na posse do presidente da DERSA

Sobre o caráter deste Governo Este Governo faz questão de ser e ter em seus quadros pessoas absolutamente indiscutíveis do ponto de vista ético e moral. (…) O que me importa é poder chegar ao fim do Governo tendo feito o melhor possível e com a mesma cara limpa com que eu entrei. (…) Este Governo tem a obrigação de ser sério (…) e não tem do que se envergonhar. Tem sobretudo algo do que se orgulhar: ele vai terminar como começou, com a mesma dignidade, com a mesma compostura, com a mesma seriedade.
Na posse do presidente da Dersa
10/06/1997

Ato em Defesa da Cidade e da Democracia

A ética na política exige exatamente um comportamento permanente a esse respeito. Exige uma crença nos valores que a ética cultiva uma crença no povo, uma crença na democracia, uma crença na seriedade. E quando eu falo em seriedade não falo em honestidade. Vou mais longe do que isso. Falo em integridade, falo na capacidade que cada um tem de se conduzir de forma adequada em cada circunstância, em cada momento, fazendo com que a política seja colocada num plano superior a cada um dos políticos. Ao fazermos isso, nós certamente estamos contribuindo para a ética na política.
Trecho de discurso durante o Ato em Defesa da Cidade e da Democracia, realizado na sede do Sindicato dos Jornalistas
24/10/2000

Coletiva na sala de imprensa do Incor

Essas lágrimas não são de dor, não. E até não são muito próprias de mim. Eu sou muito mais das gritarias do que das lágrimas. De qualquer modo, tudo tem sido tão bom para mim que o meu grau de dívida com essa sociedade chamada sociedade humana é muito grande para que eu não tenha um móvel que me obriga a permanentemente tentar lutar… Me desculpem se eu descambei, eu devia ter feito isso lá no quarto, porque teria gasto as lágrimas e não teria feito aqui. Mas, afinal, fora o fato de chorar qual é a outra forma mais digna que uma pessoa tem de demonstrar os seus sentimentos?
Coletiva na sala de imprensa do Incor 
30/11/2000

Sobre o afastamento do cargo

… Eu não estou deixando de me afastar por estar apegado ao cargo, até porque os secretários todos sabem que eu saio de lá, o Geraldinho comanda como se eu estivesse lá. Então, não tem esse problema, apenas se mantém o status quo* no que se refere a representação, o que me permite inclusive receber o salário, que me faz falta. Não sou jornalista, ganho pouco.
*Statu quo (da expressão in statu quo res erant ante bellum) é uma expressão latina que designa o estado atual das coisas, seja em que momento for.
12/2000

Questionado sobre alta médica

Que nada, eu vou trabalhar pois trabalhar não mata ninguém. Só hoje tenho cinco reuniões agendadas.
Ao ser questionado se, após a alta médica, iria descansar um pouco, após sair do Incor
05/12/2000

Uma lição sobre a doença

…Talvez a gente dê mais importância para outras coisas, coisas transcendentais. Mas eu acho que a gente vive aprendendo, tem sempre alguma coisa de bom que a gente tira dessas circunstâncias. Para mim, só tirei coisas boas. Ficam cortes na gente… mas isso é de menos.
Resposta de Covas ao ser perguntado que lição estava tirando da doença na porta do Incor
18/11/2000

Projeto Qualis

O Qualis é um projeto ‘batuta’, porque é do povo, é de todo o mundo. Seu objetivo é fazer uma integração entre saúde, população e governo.
Sobre o Qualis durante entrega de ambulâncias
22/12/2000

Nova pista do aeroporto de Botucatu

A gente fez o que pôde. Os resultados estão aí. Se for bom, foi bom. Se não foi, não foi. E a gente tem que continuar fazendo. Eu tenho a meu favor algumas coisas. Eu tenho a favor um vice que é um craque. Chuta com os dois pés. Deve ter se formado na Vila Belmiro.
Discurso durante a cerimônia de inauguração da nova pista do aeroporto de Botucatu
31/01/2001

São Paulo e o Século 21

São Paulo abre-se para o século 21 como um dos Estados mais promissores para a economia internacional, multiplicando oportunidades. Por aqui o futuro já começou.
Frase dita durante recepção a integrantes do Conselho de Administração da Asea Brown Boveri (ABB) Mundial
06/10/1999

Potencial Criativo do Brasileiro

…Eu fico me perguntando, porque um país como este, com todo o potencial que tem, mais do que isso, através do seu melhor artigo que é a criatividade que o brasileiro possui, há neste país uma coisa que nenhum outro povo no mundo iguala. É a enorme capacidade de criar que o brasileiro tem, ele faz isso brincando, ele faz isso sorrindo, ele faz isso de uma forma diferente do que os demais fazem. E se nós formos capazes de canalizar tudo isso para que isso se potencialize e transforme em conhecimento explícito, eu tenho a impressão de que este país vai encontrar as condições que certamente o farão suplantar aqueles que estão à distância.
Discurso na cerimônia de apresentação dos projetos aprovados no Programa de Pesquisas em Políticas Públicas (improviso)
07/10/1999

Portal do Governo na Internet

…Nós estamos caminhando para a terceira revolução. A primeira revolução, industrial, foi feita pela máquina de vapor. Ela liberou o homem, o trabalhador, do trabalho braçal através da máquina. A segunda, o homem passou a comandar a máquina. E a terceira, que é a que vivemos hoje, é que o homem foi capaz de conferir inteligência à máquina. Esse é o momento que nós vivemos hoje. E é o momento que vai ditar as regras para os próximos anos, eu diria melhor, para os próximos meses. Daqui para frente, o avanço será tão violentamente rápido que quem perder um minuto para decidir que rumo toma, perde o bonde, ou melhor, o avião da história…
Discurso no lançamento do Portal do Governo na Internet
14/09/2000

Manifestantes no Palácio dos Bandeirantes

…A obrigação de quem governa é essa. Vir aqui e dar uma satisfação, mesmo para não agradar. Porque, para agradar todo mundo sabe fazer. No carro de som dos manifestantes em frente ao Palácio dos Bandeirantes…
Reafirmando que não iria retirar da Assembleia projeto sobre a Previdência.
17/09/1999

Manifestações de carinho de populares

… É um povo muito carinhoso, muito generoso, esse povo de São Paulo. É um povo que sabe o que quer. Tem muito menos do que deveria ter, muito menos que gostaria de ter, mas ainda lhe sobra uma enorme parcela no coração para solidarizar-se comigo. Eu acabo tendo o privilégio, pela segunda vez, de receber a dádiva dessa solidariedade. É uma coisa muito comovente, muito comovente. É difícil eu transmitir, às vezes brinco, invento histórias exatamente para não ser obrigado a manifestar a emoção que estou sentido. Mas é uma coisa muito densa, muito forte. Muito forte porque sinto quando estou junto das pessoas e até mesmo quando estou sozinho. Me lembro disso, sempre comentava com a Lila: mesmo no quarto do hospital a gente podia sentir essa corrente forte. É uma coisa muito generosa, muito generosa.
Sobre manifestações de carinho de populares
18/11/2000

Caos na saúde pública de São Paulo

Não compreendo porque começaram 14 hospitais para não terminar nenhum. Porque não construíram apenas um e terminaram ao invés de deixar 14 parados? Isso é um desrespeito ao dinheiro do contribuinte, que pagou pela obra inacabada e não pode utilizá-la.
Comentário sobre o caos encontrado na Saúde ao assumir o governo.
25/06/1998

Convênios com regiões de Andradina e Araçatuba

Quero deixar o Estado de São Paulo saneado. Não quero deixar o Estado como eu encontrei. Político não é tudo igual, não. Eu não sou melhor que ninguém; mas muitos são piores que eu.
Frase dita durante a assinatura de convênios com municípios das regiões de Andradina e Araçatuba
15/11/1997