RELATÓRIOS
2006

Site de cara nova
O www.fmcovas.org.br é reestruturado pela A2 Comunicação. Ganha novo formato e visual mais atrativo, com destaques para notícias e projetos. Torna-se mais interativo, abrindo novas seções e áreas para artigos e opinião.
Testado e aprovado
As Fundações Mario Covas e de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) discutem ações conjuntas para disseminar o modelo Mario Covas de gestão, o primeiro gestor público a praticar de fato a tão propalada responsabilidade fiscal e social, equilibrar as contas e zerar o déficit público.
Diretores da Fundação Bradesco, Mario Helio de Souza Ramos e Nivaldo Tadeu Marcusso, recebem do presidente da Fundação Mario Covas, Antonio Carlos Malufe, a versão digital do Ciclo de Desenvolvimento em Cidadania. O encontro marcou a conclusão da primeira fase do projeto de parceria entre as duas fundações que permite multiplicar, via internet, os cursos presenciais que a Fundação Mario Covas criou para o público jovem.
Em nome da Democracia
O busto de Mario Covas — destruído pelos atos de vandalismo de integrantes do MLST — volta a ocupar espaço de destaque na Câmara dos Deputados. Reivindicado pela Fundação, o ato solene de reinstalação do Espaço Mario Covas, projeto da deputada Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP), reuniu representantes de todos os partidos políticos. Discurso do neto Bruno Covas, na época hoje deputado estadual, traduziu os valores que marcaram a vida de Covas: o apreço pela democracia, pela liberdade e pelo Parlamento.
Confraternização no Jockey Club
Almoço de confraternização promovido pela Fundação Mario Covas reuniu mais de 100 pessoas entre ex-secretários e integrantes do Governo Covas, conselheiros e simpatizantes da Fundação. Contou ainda com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que, falando de improviso, comoveu a todos. O encontro, realizado no Jockey Club de Cidade Jardim, teve momentos emocionantes, como o da exibição de um vídeo da campanha de 1994, e cenas do então prefeito (1983-1985) Mario Covas em ação.
Curso piloto do Ciclo de Cidadania na Web
Duas turmas de 30 alunos — uma selecionada pela Fundação Mario Covas e outra pelo Centro de Inclusão Digital (CID) da Fundação Bradesco — integram o primeiro piloto prático da versão eletrônica do Ciclo de Desenvolvimento da Cidadania, última etapa do projeto conjunto das duas fundações para multiplicar, via web, os cursos dedicados a jovens que a Fundação Mario Covas desenvolve no modelo presencial.
Prêmio Mario Covas Prefeito Empreendedor
Fundação Mario Covas e Sebrae-SP formalizaram protocolo de cooperação técnica para desenvolver uma série de projetos conjuntos, dirigidos à formação de gestores públicos. No encontro com o superintendente da entidade, José Luiz Ricca, ficou acertada ainda a participação da Fundação na equipe julgadora do Prêmio Mario Covas — Prefeito Empreendedor.
AI-5, o dia que não existiu ganha versão em DVD
Foi uma noite de festa, homenagens e congraçamento. No telão instalado no Salão Nobre do Jockey Club de Cidade Jardim, a voz grave e a imagem do então deputado Mario Covas, que da tribuna da Câmara proferia um dos mais contundentes discursos em defesa da democracia e de sua representação máxima — o Parlamento —, emocionava e avalizava o acerto da iniciativa da Fundação Mario Covas, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, TV Cultura e TV Câmara, em popularizar, no formato DVD, o documentário AI-5, O dia que não existiu, do jornalista Paulo Markun.
Roberto Freire no Ciclo de Discussão de Políticas Públicas
“A esquerda democrática e um projeto para o Brasil” foi o tema da palestra do deputado Roberto Freire, presidente nacional do PPS — Partido Popular Socialista, dentro do Ciclo de Discussão de Políticas Públicas promovido pela Fundação Mario Covas que, em seu segundo encontro, reuniu mais de 100 convidados.
Em nome da cidadania
Lançamento do programa Equilíbrio, ação social inovadora para atendimento integral de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, desenvolvido pela equipe do Instituto de Psiquiatria da USP junto à Prefeitura de São Paulo, com apoio do Projeto Quixote e da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, que atua na abordagem de crianças e jovens que vivem nas ruas da cidade. Por promover a cidadania, a Fundação Mario Covas associou-se ao projeto, possibilitando que a Fundação Vale do Rio Doce repassasse recursos para as obras de revitalização do Centro Educacional e Esportivo Raul Tabajara, sede do Equilíbrio.
Fundação cria o Centro de Memória Mario Covas
O trabalho de pesquisa e preservação de documentos e imagens que compõem o rico acervo de Mario Covas ganha o estímulo de novos parceiros e de uma equipe técnica qualificada para tornar esse material disponível ao público. Em 2008, será lançado o Guia do Acervo do Centro de Memória, que facilitará as consultas e o acesso a todos os interessados não só na trajetória de um dos maiores líderes da política contemporânea brasileira, mas no conjunto de políticas públicas exemplares por ele implementadas.