Pular para o conteúdo

RELATÓRIOS

2007 – 2008

Centro de Memória Mario Covas

Organizado segundo critérios científicos reconhecidos por organismos nacionais e internacionais, o Centro de Memória Mario Covas reúne nada menos que 152 metros lineares de documentos textuais, 3.639 documentos audiovisuais, 1.918 documentos tridimensionais e outros 11.402 documentos fotográficos.

O acervo, de grande relevância na história contemporânea do país, torna acessível ao público a trajetória política de Mario Covas desde os tempos de militância na cidade de Santos até o governo do Estado de São Paulo, passando por sua atuação como deputado federal, prefeito da cidade de São Paulo e senador da República. Revela ainda documentos familiares, partidários e de campanhas políticas, além do período em que ficou afastado da vida pública por força do regime militar. Em março de 2008, com a inauguração da nova sede da Fundação, o Centro de Memória ganhou um espaço destinado exclusivamente ao acondicionamento dos documentos e uma área para receber o público, com estações de consulta on-line.

Seminário Internacional Acervo de Personalidades

A Fundação Mario Covas realizou o seminário Acervos de Personalidades: Desafios e Perspectivas, dedicado a arquivistas e pesquisadores. O evento teve a participação da coordenadora do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, Natércia Coimbra, que abordou temas referentes à sua atuação e sua experiência na organização de acervos de personalidades. Raquel Freitas, coordenadora do Centro de Memória Mario Covas, ao lado da consultora da área arquivística Marcia Pazin, detalhou a Organização da Memória Covas.

Guia do Acervo Mario Covas

O Centro de Memória Mario Covas lançou o Guia do Acervo, publicação destinada a orientar a pesquisa dos documentos catalogados no Centro de Memória Mario Covas. O Guia, que ganhou também uma versão digital, disponível no site da Fundação, apresenta todas as áreas do acervo. Traz ainda um perfil de Mario Covas e uma cronologia de sua vida pública.

Exposição Itinerante Mario Covas – A ação conforme a pregação

Cidade

Local

Data

Público

Americana

Teatro Municipal

08/05 13/05

400

Fernandópolis 

Shopping Center Fernandópolis

21/05 a 26/05 

3.000

Bebedouro

Estação Experimental Citricultura

07/09 a 09/09  

500

Jundiaí 

Centro Cultural 

25/10 a 27/10

500

Santa Rita do Passa Quatro

Centro Cultural Gov. Mario Covas

26/11 a 30/11

1.000

São Paulo

UNIBAN – Campus Maria Cândida

25/02 a 29/02

3.000

São Paulo

UNIBAN – Campus ABC

03/03 a 07/03

8.000

São Paulo

UNIBAN – Campus Osasco

10/03 a 14/03 

5.000

Santos

Câmara Municipal

28/04 a 08/05

1.000

Bragança Paulista

Prefeitura

10/05 a 17/05

1.000

Porto Alegre

Assembleia Legislativa

10/11 a 14/11

4.000

São Paulo

Obras Social Dom Bosco

05/12 a 12/12

2.100

Ciclo de Cidadania Onlime

A Fundação Mario Covas finalizou o conteúdo do curso Ciclo da Cidadania on-line em parceria com a  KA Solution. Com foco no público jovem, o curso – em formato e-learning – estará disponível no site da Fundação Mario Covas, acessível a todos que se interessam pela organização política brasileira, suas regras e trâmites legais. Dessa forma, a Fundação busca despertar nos jovens o desejo de participação e cidadania, e contribuir para que o exercício da política seja visto em sua plenitude, como algo essencial para a organização e as conquistas da sociedade.

Lila Covas lança o livro Receitas e Muitos Sabores

Histórias e Receitas de uma Vida (Editora Global), o livro de Lila Covas, teve lançamento no casarão Ramos de Azevedo, em São Paulo. Escrito pela jornalista Luci Molina, a publicação reúne depoimentos, receitas e histórias contadas por Dona Lila e seus amigos, e tem a chancela da Fundação Mario Covas. Lila Covas e Luci Molina também realizaram noites de autógrafos em Brasília (26/6/2007), Santos (3/7/2007) e Fortaleza (14/9/2007).

Homenagens a Mario Covas lotam o Mosteiro de São Bento e o Santuário do Valongo

O Mosteiro de São Bento, o mesmo que abrigou o Papa Bento XVI em sua visita à cidade de São Paulo, foi o local escolhido pela Fundação Mario Covas para homenagear o seu patrono nos sete anos de seu falecimento. A missa, celebrada por Dom Abade Matthias Tolentino Braga, superior do Mosteiro São Bento, lotou a igreja, numa carinhosa demonstração de admiração e reconhecimento pelo homem que marcou sua vida e obra pela coerência. Em mais uma homenagem, no Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos, a cerimônia conduzida por Frei André contou a presença de Dona Lila Covas, da filha Renata Covas, e do neto, Bruno Covas Lopes.

São Paulo ganha Parque Mario Covas

Para comemorar a data do nascimento de Mario Covas (21 de abril), a capital paulista ganhou um novo parque. Com uma área de aproximadamente 5.000 m2, o futuro parque Mario Covas está localizado no mais importante cartão postal da cidade, a Avenida Paulista, na esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, indo até a Alameda Santos.

2º Concurso Fotografe o Centro de São Paulo

Organizado pelo jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho, com o apoio da Fundação Mario Covas, para promover a revitalização da região central da cidade, o concurso Fotografe o Centro de São Paulo chegou à sua segunda edição, premiando os vencedores em cerimônia realizada no auditório da ACM/Centro.

História Oral em áudio e vídeo

Em 2008, a Fundação Mario Covas deu início a um de seus mais ambiciosos projetos: o de História Oral, desenvolvido pelo Atelier de Imagem e Comunicação, com o patrocínio da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Coordenado por Teresa Cristina Miranda, o projeto previa, inicialmente, entrevistas com 130 personalidades, mas cresceu e multiplicou-se, transformando-se em uma lista de mais de 170 familiares, políticos, amigos e colaboradores. Os depoimentos, gravados em áudio e filme digital, lançam luzes sobre fatos inéditos, com a leitura, análise, humor e principalmente emoção de quem conviveu com Mario Covas e fez parte dessa história. Até agosto deste ano já tinham sido colhidos 88 depoimentos, totalizando quase 100 horas de gravação.

Digitalização do Acervo Fotográfico

O projeto de Doação e Digitalização do Acervo Fotográfico de Mário Covas foi aprovado pelo Ministério da Cultura, durante a 155ª reunião do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).

Os recursos captados serão aplicados para digitalizar, classificar e tratar mais de 380 mil cromos, doados pela A2 Comunicação, do fotógrafo e jornalista Angelo Perosa, detentora dos direitos autorais dessas imagens. Serão produzidos DVDs, com sistema de busca, um livro e uma exposição. Elaborado pela FormArte Projetos, Produção e Assessoria Ltda., sob a responsabilidade de Rosana Dellelis, o projeto de digitalização foi desenvolvido em conjunto com o Centro de Memória Mario Covas.