RELATÓRIOS
2016

Escultura um sonho de Liberdade
15 anos sem Mario Covas: SP ganha monumento em homenagem ao político, no Parque da Juventude
Criada pelo artista italiano Domenico Calabrone, escultura – ‘Sonho de Liberdade’ – será inaugurada em 6 de março
Em 6 de março, quando se completam 15 anos da morte de Mario Covas, São Paulo ganha um novo marco: a escultura “Sonho de Liberdade”, que será instalada no Parque da Juventude, zona norte da cidade. Às 11h, além do lançamento da escultura, acontecerá um culto ecumênico que reunirá um padre, um pastor evangélico, um rabino e um representante de religiões afros, em memória ao ex-prefeito, governador, deputado federal e senador de São Paulo.
A escultura foi concebida originalmente pelo artista italiano Domenico Calabrone (1928-2000). A família do escultor a doou à Fundação Mario Covas, que, com recursos captados via incentivo do Programa de Ação Cultural (Proac), encomendou uma réplica ampliada para homenagear a trajetória do patrono da instituição. A versão é feita em bronze e possui 6 metros de altura.
O Parque da Juventude foi o local escolhido por ser um símbolo da transformação de São Paulo. Até 2002, o espaço era ocupado pela Casa de Detenção – conhecida como Carandiru. A decisão de desativar o complexo foi de Mario Covas. Hoje, além do parque, o local também abriga a Escola Técnica de São Paulo e a Biblioteca de São Paulo. Atualmente, o parque recebe média de 200 mil frequentadores por mês.
O monumento “Sonho de Liberdade” foi instalado justamente na área onde, outrora, ficava o extinto Pavilhão 9.
Covas, um defensor da liberdade
Representando a trajetória das pessoas que lutaram por liberdade, o monumento Sonho de Liberdade mostra um homem segurando no alto uma pomba. Sob tutela da Fundação, a obra torna-se também a representação do cidadão Mario Covas, um defensor da liberdade em seu significado mais amplo.
“Creio na liberdade, este vínculo entre o homem e a eternidade, essa condição indispensável para situar o ser à imagem e semelhança e seu criador”, disse o então deputado federal Mario Covas às vésperas da decretação pela Ditadura Militar do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em 1968.
“Esperamos que essa escultura seja mais uma forma de lembrar a trajetória de vida do patrono desta Fundação. Que as próximas gerações reflitam sobre os princípios e ações que pautaram a vida política de Mario Covas, sempre buscando uma sociedade mais justa, uma democracia de fato, e a liberdade de expressão como pressuposto para alcançar tais fins”, relata o presidente da Fundação Mario Covas, Gustavo Covas.
SERVIÇO
Evento: Inauguração da obra “Sonho de liberdade” e missa em memória aos 15 anos da morte de Mário Covas
Data: 06 de março de 2016, às 11h
Local: Parque da Juventude – av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo – Ao lado da estação Carandiru do Metro
Cursos de Iniciação Política
O Curso de Iniciação Política reforça temas essenciais de História, Sociologia e Geografia sob a ótica da Ciência Política. Com isso, o aluno desenvolve o ferramental necessário para analisar criticamente as informações veiculadas na imprensa, aprimorar sua redação, que constitui objeto cada vez mais importante em exames como o vestibular e o ENEM. Ademais, reforça uma perspectiva independente do aluno frente à formação de uma opinião mais consistente, capaz de torná-lo mais seguro nas respostas às questões de atualidades que fazem parte do ENEM e da FUVEST, entre outros exames. Além disso, a transversalidade dos temas associados à política auxiliam o aluno na compreensão de uma série de fenômenos sociais presentes em diversas disciplinas já de conteúdo universitário.
Ao longo dos anos de 2015 e 2016, foram realizadas 10 edições do Curso de Iniciação Política, compreendendo um total de 440 formados, tanto em nível básico como em nível avançado, na sede da Fundação e em edições in loco.
Descritivo das Turmas:
- Fevereiro/2015 – Sede FMC – 55 alunos
- Março/2015 – Sede FMC – 13 alunos
- Abril/2015 – Sede FMC – 20 alunos
- Junho/2015 – Sede FMC – 20 alunos
- Julho/2015 – Iperó – 41 alunos
- Agosto/2015 – Iperó – 40 alunos
- Dezembro/2015 – Bauru – 87 alunos
- Abril/2016 – São Paulo – 30 alunos
- Maio/2016 – São Bernardo do Campo – 32 alunos
- Junho/2016 – Santos – 35 alunos
- Julho/2016 – Jundiaí – 30 alunos
- Dezembro/2016 Mairiporã – 31 alunos
Atividades relacionadas ao Acervo Mario Covas
Durante os anos de 2014, 2015 e 2016, foram realizadas Oficinas de Centro de Memória – Preservação e Conservação, bem como atividades visando a perpetuação do Acervo Mario Covas por meio digital. Ademais, nosso gestor de Acervo, Tiago Navarro, participou de um Congresso “Arquivos pessoais e cultura – uma abordagem interdisciplinar“, realizado em Novembro de 2014, na Fundação Rui Barbosa, Rio de Janeiro (RJ), visando enriquecer a experiência e o conhecimento da Fundação na área.
Nesse sentido, procederam-se a 2 edições das Oficinas (Março e Agosto de 2014) e focaram-se esforços para a digitalização de 20% do acervo do patrono em um projeto amparado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), onde pudemos disponibilizar um terminal para consulta do material em nossa sede. Tal esforço segue em consonância com a proposta de curadoria do Arquivo Público do Estado de São Paulo para onde migrará, paulatinamente, o acervo físico de nosso patrono.
Por fim, realizaram-se atendimentos a pesquisadores interessados na vida e trajetória política de Mario Covas, bem como em fatos e pleitos, notadamente da segunda metade do século XX. Com o intento de difundir ainda mais esta trajetória, reelaboramos a Exposição Itinerante “A ação conforme a pregação” em forma de 37 banners a fim de levar o compromisso com a educação e a memória para locais mais distantes.
Eventos externos
Alguns eventos foram realizados pela Fundação Mario Covas, tanto em sua função de disseminar a cidadania e a política para os cidadãos como para preservar a figura de seu patrono.
Com uma grande aprovação do público presente e eloquente repercussão nas redes sociais e na mídia impressa, foram realizadas as seguintes atividades:
Missa em homenagem aos 15 anos do passamento de Mario Covas
Churrasco em homenagem aos 15 anos de passamento de Mario Covas – realizado em Abril de 2015
Missa em homenagem ao passamento de Mario Covas – realizada em Março de 2016
Ademais, foram realizadas atividades com apoio institucional da Fundação Mario Covas, como o Prêmio Mario Covas, vinculado ao Governo do Estado de São Paulo.